2º Encontro Folha de Jornalismo

2º Encontro Folha de Jornalismo

Nos dias 19 (segunda), 20 (terça) e 21 (quarta) de fevereiro, por ocasião do aniversário do jornal e do lançamento do novo Manual da Redação, a Folha reunirá alguns dos principais nomes da imprensa brasileira e convidados internacionais. A programação trará palestras, debates e talk-shows que se debruçarão sobre temas como fake news, relação entre jornalista e fonte, representatividade LGBT na mídia, liberdade e neutralidade em redes sociais e cobertura política. Não dá pra não ir.

http://www1.folha.uol.com.br/especial/2018/encontro-folha/

Palestras dia 19 de Fevereiro

Palestra: Abertura Descrição: Abertura do 2º Encontro Folha de Jornalismo Horário: Das 09:00 até 09:30
Palestra: Palestra de Rosental Alves (Universidade do Texas) Descrição: Professor de jornalismo, há 22 anos nos EUA, falará sobre principais desafios da imprensa hoje Horário: Das 09:30 até 10:00
Palestrante(s):
Rosental Calmon Alves
Palestrante Rosental Calmon Alves

É professor titular da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin, e diretor-fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. No jornalismo desde 1968, foi editor-executivo e diretor do Jornal do Brasil, além de professor pela Universidade Federal Fluminense. Foi agraciado em 2016 com o Maria Moors Cabot, um dos prêmios internacionais mais antigos e prestigiados de jornalismo.

Palestra: Mesa 1: Jornalismo como antídoto às fake news Descrição: Com Rosental Alves (Universidade do Texas), Stephanie Habrich ("Joca") e Pablo Ortellado (USP) mediador: Sérgio Dávila (Folha) Horário: Das 10:00 até 11:00
Palestrante(s):
Pablo Ortellado
Palestrante Pablo Ortellado

É professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP desde 2005. Fez graduação, mestrado e doutorado em filosofia na mesma universidade. É colunista da Folha, onde escreve às terças.

Rosental Calmon Alves
Palestrante Rosental Calmon Alves

É professor titular da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin, e diretor-fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. No jornalismo desde 1968, foi editor-executivo e diretor do Jornal do Brasil, além de professor pela Universidade Federal Fluminense. Foi agraciado em 2016 com o Maria Moors Cabot, um dos prêmios internacionais mais antigos e prestigiados de jornalismo.

Sérgio Dávila
Palestrante Sérgio Dávila

Editor-executivo da Folha. Foi editor da "Ilustrada" e correspondente nos EUA. Foi o único repórter brasileiro no início da Guerra do Iraque.

Stephanie Habrich
Palestrante Stephanie Habrich

É fundadora e sócia-diretora da Magia de Ler, organização que produz o "Jornal Joca", primeiro e único jornal do Brasil voltado para jovens e crianças. É formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com mestrado pela Columbia University, em Nova York. Atuou oito anos no mercado financeiro em Nova York e no Brasil.

Palestra: Talk Show Descrição: Chico Felitti (UOL) e Meredith Talusan (editora trans da Them, publicação LGBTQ da Condé Nast) Horário: Das 11:00 até 11:30
Palestrante(s):
Chico Felitti
Palestrante Chico Felitti

É repórter do UOL. Na Folha, em dez anos, atuou como repórter, colunista e editor. Colabora para a "piauí", "Buzzfeed" e para a revista "Joyce Pascowitch". Escreve roteiros para a TV.

Meredith Talusan
Palestrante Meredith Talusan

É editora-executiva da "them", publicação LGBTQ dedicada à comunidade queer, e a primeira pessoa transexual a ocupar o posto na Condé Nast. Colabora com artigos e matérias para publicações como "The Guardian", "New York Times", "The Atlantic", "VICE" e "BuzzFeed News". Em 2017, foi agraciada com o GLAAD Media Award por excelência em jornalismo digital. É formada em literatura comparada pela Universidade de Cornell.

Palestra: Coffee Break Descrição: Pausa para o café Horário: Das 11:30 até 12:10
Palestra: Mesa 2: A guerra das palavras: os limites do politicamente correto Descrição: Com William Waack (ex-Globo), Sergio Rodrigues (Folha) e Carlos Maranhão (ex-Abril) mediador: Uirá Machado (Folha) Horário: Das 12:10 até 13:30
Palestrante(s):
Carlos Maranhão
Palestrante Carlos Maranhão

É jornalista e escritor. Fez praticamente toda a sua carreira na Editora Abril, onde trabalhou como repórter, editor e diretor de Redação nas revistas "Placar", "Playboy" e "Veja São Paulo". É autor, entre outros livros, das biografias do publisher Roberto Civita ("O dono da banca") e do escritor Marcos Rey ("Maldição e glória"), ambas pela Companhia das Letras. Prepara-se para cobrir, na Rússia, sua décima Copa do Mundo.

Sérgio Rodrigues
Palestrante Sérgio Rodrigues

Colunista da Folha desde 2016, é autor do romance "O drible" (Companhia das Letras), vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom 2014. É roteirista do programa "Conversa com Bial", da TV Globo. Em mais de 30 anos de carreira, trabalhou como repórter, chefe de reportagem, correspondente estrangeiro, editor e colunista nas principais empresas de comunicação do país.

Uirá Machado
Palestrante Uirá Machado

Bacharel em direito e em filosofia, é editor da 'Ilustríssima'. Foi editor de 'Opinião', repórter de 'Poder' e coordenador de Artigos e Eventos.

William Waack
Palestrante William Waack

Ex-apresentador da Rede Globo, é jornalista profissional desde os 17 anos. Trabalhou em algumas das principais Redações do país e foi correspondente internacional por 21 anos na Europa e Estados Unidos.

Palestra: Mesa 3: Direitos e deveres: o que é correto na relação fonte-jornalista Descrição: Gilmar Mendes (STF), André Petry ("Veja") e Luís Francisco Carvalho Filho (advogado) mediadora: Maria Cristina Frias (Folha) Horário: Das 13:30 até 14:30
Palestrante(s):
André Petry
Palestrante André Petry

É diretor de Redação da revista "Veja". Trabalha há mais de duas décadas na editora Abril. Foi chefe da sucursal de Brasília da "Veja", editor de política e correspondente da revista em Nova York.

Gilmar Mendes
Palestrante Gilmar Mendes

É ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). É professor de direito constitucional nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi Presidente do Superior Tribunal Eleitoral de maio de 2016 a fevereiro de 2018.

Luís Francisco Carvalho Filho
Palestrante Luís Francisco Carvalho Filho

Colunista da Folha, é advogado criminal. Foi presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos. É autor de "O que é pena de morte" (Editora Brasiliense), "Nada mais foi dito nem perguntado" (Editora 34) e "A prisão" (Editora Publifolha). É coautor do roteiro do filme "Crime Delicado" (2005), de Beto Brant.

Maria Cristina Frias
Palestrante Maria Cristina Frias

Editora da coluna "Mercado Aberto", da Folha, escreve sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Palestras dia 20 de Fevereiro

Palestra: Abertura Descrição: Com Antonio Caño, diretor do "El País" Horário: Das 09:00 até 10:00
Palestrante(s):
Antonio Caño
Palestrante Antonio Caño

É, desde 2015, diretor do "El País". Após breve passagem pela agência EFE, o espanhol Antonio Caño foi para o diário espanhol em 1982, onde trabalhou como correspondente no México e em Washington. É formado em jornalismo pela Universidade Complutense de Madri.

Palestra: Mesa 1: Curti, não curti: jornalistas nas redes sociais Descrição: Com Graciliano Rocha (Buzzfeed), Leonardo Stamillo (Twitter) e Manoel Fernandes (Bites) mediador: Roberto Dias (Folha) Horário: Das 10:00 até 11:00
Palestrante(s):
Graciliano Rocha
Palestrante Graciliano Rocha

É editor do BuzzFeed News no Brasil. Foi repórter da Folha entre 2008 e 2016. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Leonardo Stamillo
Palestrante Leonardo Stamillo

É diretor editorial do Twitter para a América Latina. Na empresa desde janeiro de 2014, ocupou o cargo de diretor de jornalismo e política do Twitter Brasil. Foi gerente de jornalismo da Rádio CBN em São Paulo, onde atuou como coordenador de esportes, chefe de reportagem e repórter. Trabalhou também como repórter da TV Globo e do SporTV.

Manoel Fernandes
Palestrante Manoel Fernandes

É sócio da Bites, empresa de análise de dados que atua em prevenção e estratégia no ambiente digital. É integrante do núcleo de redes sociais da Escola de Economia e Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conselheiro do Instituto de Relações Governamentais. Passou pelas redações da "Veja", "Forbes Brasil" e "Istoé Dinheiro". Foi diretor de redação da "Revista Nacional de Telecomunicações".

Roberto Dias
Palestrante Roberto Dias

É secretário de Redação da área de Produção da Folha, onde trabalha desde 1998.

Palestra: Talk Show Descrição: Mônica Bergamo (Folha) e Ciro Gomes (PDT) Horário: Das 11:00 até 11:30
Palestrante(s):
Ciro Gomes
Palestrante Ciro Gomes

É pré-candidato à Presidência pelo PDT. Em 37 anos de vida pública, fez carreira política como deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e deputado federal. Também foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo Lula. É autor dos livros "No país dos conflitos" (Revan) e "Um desafio chamado Brasil" (Civilização Brasileira).

Mônica Bergamo
Palestrante Mônica Bergamo

Jornalista da Folha e da rádio Band News FM, assina coluna com informações de diversas áreas, entre elas política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Palestra: Coffee Break Descrição: Pausa para o café Horário: Das 11:30 até 12:10
Palestra: Mesa 2: Igreja-Estado: o que muda com os novos formatos comerciais Descrição: Com Nizan Guanaes (África), Daniel Conti (Vice) e Cleusa Turra (Estúdio Folha) mediador: Marcos Augusto Gonçalves (Folha) Horário: Das 12:10 até 13:00
Palestrante(s):
Cleusa Turra
Palestrante Cleusa Turra

É jornalista e diretora responsável pelo Estúdio Folha, área de conteúdos patrocinados do jornal. Está no Grupo Folha desde 1988, onde assumiu diferentes cargos na Redação. Nos últimos anos, dirigiu as revistas 'saopaulo', 'Serafina' e o 'Guia Folha'.

Daniel Conti
Palestrante Daniel Conti

É diretor-geral do grupo de mídia Vice Brasil. É também membro da Alumini ESPM e diretor de comunicação e conteúdo na Yunus Negócios Sociais Brasil, organização que promove e gerencia ações criativas de impacto social. Já trabalhou com planejamento e estratégia na TV Globo e com projetos customizados para marcas nos canais Cartoon, TNT e CNN. Foi diretor-executivo do canal Fashion TV.

Marcos Augusto Gonçalves
Palestrante Marcos Augusto Gonçalves

É colunista da Folha, onde já exerceu o cargo de editor de Opinião. Foi editor da 'Ilustríssima'. É autor de "Pós Tudo - 50 Anos de Cultura na Ilustrada" (Publifolha) e de "1922 - A semana que Não Terminou" (Companhia das Letras).

Nizan Guanaes
Palestrante Nizan Guanaes

Publicitário baiano, é dono do maior grupo publicitário do país, o ABC. Escreve para a Folha às terças-feiras, a cada duas semanas.

Palestra: Mesa 3: Era dos extremos: cobertura política e apartidarismo Descrição: Com Ricardo Boechat (Bandeirantes), Maria Cristina Fernandes ("Valor") e Joel Pinheiro da Fonseca (Folha) mediadora: Paula Cesarino (Folha) Horário: Das 13:00 até 14:00
Palestrante(s):
Joel Pinheiro da Fonseca
Palestrante Joel Pinheiro da Fonseca

Colunista da Folha, é economista formado pelo Insper e mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). É palestrante ativo do movimento liberal brasileiro.

Maria Cristina Fernandes
Palestrante Maria Cristina Fernandes

É repórter especial do "Valor Econômico", onde foi editora de política por 15 anos. Integrou a equipe que fundou a revista "Época". Foi editora de política da "Gazeta Mercantil", subeditora da revista "Veja" e repórter do "Jornal do Comércio". É mestre em política comparada pela Universidade de Paris 1 e em política latino-americana pela Universidade de Londres.

Paula Cesarino Costa
Palestrante Paula Cesarino Costa

Atual ombudsman da Folha, é a 12ª jornalista a ocupar o posto. Está na Folha desde 1987. Foi Secretária de Redação, diretora da Sucursal do Rio e editora de Política, de Negócios e de Especiais.

Ricardo Boechat
Palestrante Ricardo Boechat

É, há 11 anos, âncora do radiojornal "BandNews FM" e do telejornal "Jornal da Band". Assina coluna semanal na revista "IstoÉ". Começou sua carreira como repórter do extinto "Diário de Notícias", no Rio de Janeiro. Foi colunista do "Globo" e da TV Globo, diretor da sucursal carioca de "O Estado de S. Paulo" e editor-chefe do "Jornal do Brasil".

Publicidade
Publicidade